Das Borboletas, do Sangue para a Salubridade.. hahaha mesmo?

Das Borboletas, do Sangue para a Salubridade.. hahaha mesmo?

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ser Mutante: Luta Contra a Estática

Mundo em mudanças. Mas quem muda? Ou só o O QUÊ muda? “Quando agente muda, o mundo muda com agente, temos a capacidade de ser diferente”. Uma questão de mudanças, de abandonar antigas concepções e se adaptar as novas realidades, e aceitar as novas problemáticas. A educação ambiental acessa os filhos da terra para lembrá-los que estes ainda vivem nela, e dela precisam zelar, como também dos seus próximos. Ambiente é tudo aquilo que está a nossa volta, que conosco se relaciona, e a educação ambiental procura conscientizar por meio da sensibilização, da informação e da mobilização sobre a importância deste.

Mas não é uma tarefa fácil, afinal um ser só muda quando assim quer, então o papel dessa vital matéria é dar condições para que este saia da segurança de suas afirmações pretéritas e atinja o conhecimento do que se passa e do que é necessário ser feito. Vários exemplos podem ser citados como instrumentos de conscientização, como questionários que especulam sobre o comportamento deste, aliado ainda a ações mobilizadoras, mostrando que é possível a mudança, e possibilitando ainda o questionado a participar das atividades. Outra possibilidade é também a percepção da natureza por outros sentidos, tornar exótico o que antes parecia comum, tratando assim com mais cuidado o assunto, e fazendo com que essa ligação entre homem-natureza restabelecida volte a ter a importância devida. E ainda, simples conversações provocativas possíveis de serem feitas em quaisquer ambientes, no trabalho, na escola, na praça, sobre verdades e preocupações, sobre pensamentos e ações, sobre o futuro e o que é esperado dele. Em nenhum desses momentos alegou-se que é fácil a tarefa, mas é possível, e os exemplos são muitos.

Empecilhos é o que não falta para quebrar essa barreira da estática. Concepções anteriores como “os recursos estão ai para serem aproveitados” ou “o mundo é dos fortes, Deus por todos e cada um por si” são extremamente difíceis de serem superadas. Então quando um outrem lhe aborda dizendo que é possível fazer diferente, que o melhor é a união e a preservação, e não o desenvolvimento egoísta, os conflitos de idéias se exasperam, e o indivíduo pende para a comodidade.


Parte do texto final de conclução da matéria Educação Ambiental. Escrito com outros fins, para outros olhos, mas vale como minhas palavras. Desculpe por abandonar meus leitores! E triste estou por não ter sido invadido.

2 comentários:

Delirium disse...

Muito massa o texto, já ia pensando que você escreve cada vez melhor... mas não é seu o texto, tsc.
Só acho q temos que tomar cuidado ao apontar as coisas em conversas informais por aí, podemos fazer como certas pessoas da minha convivencia que tornam momentos de risos em momentos chatos por quererem falar sempre de coisas sérias... tenho que te contar certas coisas... Maldito tempo.!

PS.: Se não foste invadido é que teu blog reconhece muito bemo dono e nao permite que outros tomem seu lugar =P

Thaís disse...

agora eu to beeeem e vc??
tipooo,pode me liga q a genet vai no teatro siim
tava tendo uma peça q xama toalete esse fds,vc viu??

=******